quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MODA PELOTAS PRIMAVERA VERAO 2011

O Moda Pelotas é o maior evento de moda da Zona Sul do Estado , como o nome já diz é um evento de moda que ocorre na cidade de Pelotas no sul do Rio Grande do Sul.
O Evento é criação de André Guerra um dos nomes mais conceituados no mundo da moda aqui no Rio Grande do Sul , André ministra cursos de manequim na cidade .
O evento chegou na sua 18ª edição , na ocasião foram apresentadas as tendências para a primavera e verão , desfilaram desde looks de estudantes de moda até de grandes marcas como  C&A , Renner , Datelli entre outras.
Vamos para as fotos então, chega de escrever que não sou muito bom nisso .





Foto: Marcel Ávila - " Os Retratista " trabalhando

sábado, 1 de outubro de 2011

Quatro boas dicas para se destacar no mercado fotográfico

DE : http://www.fotografia-dg.com

Olá amigos leitores.
Já fazia um bom tempo desde que eu escrevi o último artigo com dicas técnicas por aqui, não é? Andei sentindo falta dos leitores do DG.
Bom, a verdade é que desde que escrevi meu primeiro artigo para o Fotografia-DG, algumas coisas mudaram em minha carreira na fotografia e com isso veio junto muito conhecimento e experiência agregada. Se isso tudo aconteceu em 1 ano, fico só imaginando o que está por vir, pois ainda me considero um bebê na fotografia.
Algumas pessoas me disseram (e achei o máximo ouvir), que eu deveria fazer um curso de relevância na web, pois já tenho alguns “cases” de sucesso na internet. Isso me fez refletir bastante e pensar em quais as atitudes que tomei para que minha imagem ficasse bem vista e meu trabalho se destacasse entre essa enorme multidão de fotógrafos (e estou falando apenas dos brasileiros).
Portanto, preparei para vocês algumas dicas que deram e dão certo comigo. Não é receita de bolo, obviamente, mas podem fazer com que sua imagem melhore um pouquinho e com isso você ganhe mais clientes.

1 – Criar uma identidade

Muita gente fala sobre linguagem fotográfica e identidade na fotografia e isso está mais do que certo. Porém, além disso, acho importante você estabelecer uma identidade mesmo, tanto na sua maneira de escrever no blog (importantíssimo ter um, mesmo que seja wordpress gratuito), como na maneira de se portar com seus clientes, de atender noivas, mamães; de diagramar e entregar álbuns…  É importante ter o seu jeitinho em tudo que faz, isso conquista o cliente.
Eu acabei descobrindo isso sem querer, mas depois resolvi manter o meu estilo de comunicação. Mesmo em aulas presenciais, sou o tipo de professora que tem um estilo próprio, faço brincadeiras com os alunos, falo gírias (às vezes é malvisto por outros “professauros”, mas tudo bem) e interajo com eles de igual para igual.
Com os clientes, procuro ser eu mesma, que nesse caso significa se derreter por toda e qualquer criança que vou fotografar, rsrs. Vai além de ser fotógrafa. É ser amiga da mamãe, dizer que ela ficou linda com aquela roupa. É brincar com o filho dela e fazê-los se sentir bem durante o ensaio.
5752856404 1f215d5b6d Quatro boas dicas para se destacar no mercado fotográfico

2 – Saber se relacionar, online e offline

Tem gente que é um amor de pessoa pessoalmente, mas “não tem saco” de responder e-mail. Há os que são muito amigáveis na internet, porém nem tanto cara-a-cara. Se você não for naturalmente gentil, esforce-se para parecer bem.
Não demonstre mau humor, mesmo que o seu cliente esteja pedindo a quarta alteração do álbum. Tem que respirar fundo e dizer: “ta certo, o importante é ficar do jeitinho que você gosta”. Se for uma alteração maluca, você pode sugerir outras alternativas que não fujam do seu estilo e que possam agradar ao cliente exigente.
Nos relacionamentos online, idem. Uma boa dica de como se relacionar na internet é não ficar fazendo spam do seu site ou ficar pedindo a todo o momento para que confiram suas fotos. Ninguém gosta de um chato de internet!

3 – Fazer bom uso das ferramentas

Quando eu fiz meu primeiro cartão de visitas, eu achava que todo o trabalho seria montar um cartão que fosse bonito, atraente e funcional e que depois disso bastava distribuir e ele faria todo o trabalho sozinho. Engano.
Até entregar os cartões é uma arte, que eu aprendi na marra com aqueles que me circundam e manjam tudo de marketing. Não basta entregá-los, há a maneira como você interage com o potencial cliente. Eu sempre tenho uma abordagem nada gananciosa de conversar com meus clientes. “Nossa, que demais essa sua idéia de festa, parece que vai ficar sensacional…” Em certa altura da conversa. “Legal mesmo, viu. Continuamos em contato então, deixa eu te dar meu cartão pra facilitar…” E ta entregue!
Ainda nessa linha de raciocínio, outras ferramentas são no estilo “não basta ter, tem que saber usar”, que é o caso do blog e das mídias sociais.
Eu uso o blog para ambos os meus clientes: mamães que querem fotos dos filhotes e alunos que querem aprender fotografia. Tenho que me virar nos 30 para direcionar o conteúdo para os dois públicos.
Uma dica que tenho é humanizar os posts o máximo possível. Sempre escrevo um mini texto antes de postar cada ensaio, falando sobre os clientes fotografados. É legal para o cliente ver o carinho que tenho por eles (e tenho mesmo!) e para os próximos, que adorariam ter um ensaio desses.
Para os alunos também se aplica. É fácil achar tutoriais e textos técnicos na internet, mas nem sempre eles são explicados de maneira natural, como se estivesse conversando com o leitor. Usar exemplos, metáforas, uma piadinha ou outra no texto (ou na vídeo-aula), fazem o charme todo e acaba conquistando. Atribuo esse meu jeitinho à boa parte do sucesso como profe.
5752855224 febbebebf0 Quatro boas dicas para se destacar no mercado fotográfico

4 – Tratar todo mundo muito bem!

Não tem desculpa para acordar de ovo virado, tem que tratar bem e pronto! Seja cliente, ou um contato seu no facebook.
Quem me acompanha nas redes sociais, se for um pouquinho observador, verá que eu nunca twittei, por exemplo, frases como “ai que tédio”. Ou pior ainda “cliente chato que demora pra aprovar álbum”. Nunca, jamais, transmita negatividade na internet.
É óbvio que eu não estou sempre de bom humor, ninguém está. Mas se não há nada de bom para dizer, é melhor não dizer nada.
Outra coisa que me tira do sério, são e-mails com dúvidas. Já dei umas alfinetadas de leve, pois se nunca disser nada, estarei sendo explorada. Quando o e-mail é folgado DEMAIS, eu simplesmente finjo que não existe.
Confesso que as vezes recebo e-mails que penso “aaaah, não acredito, tem isso explicado nuns mil textos no meu blog”. Respiro fundo, marco como email para responder mais tarde e saio da página. Em um dia mais bem humorada, começo o texto com “Olá fulano, perdão pela demora em respondê-lo, sobre essa sua dúvida, tenho umas recomendações de leitura para você…” e deixo os links para os indivíduos preguiçosos. Pronto.

Veja que essas são dicas muito simples de serem seguidas, mas que fazem toda a diferença. Ser fotógrafo significa trabalhar com imagem, mas não apenas as impressas e entregues em lindos álbuns. A sua imagem como pessoa e como profissional também são muito importantes para a saúde do seu negócio. Pensem sobre isso e comecem a trabalhá-la desde já.
Forte abraço aos amigos e leitores.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O que significam as siglas EF, USM e IS das objetivas Canon?

De : http://fotografeumaideia.com.br

Enviado por Francine de Mattos   
Os fabricantes de objetivas são pródigos em criar siglas para os seus produtos. A Canon, por exemplo, usa as siglas EF, USM e IS, entre outras. O que significam?

EF

EF simplesmente designa o encaixe (ou mount) das objetivas auto-focus da Canon. As objetivas de foco manual têm a designação FD. É possível usar objetivas FD em corpos auto-focus, mas é necessário acoplar um adaptador.
Quando a Canon decidiu abandonar o encaixe FD e criou o EF com sua interface totalmente eletrônica, houve muita controvérsia. Embora muitos utilizadores tenham ficado contrariados com este movimento, a verdade é que o novo encaixe permitiu à Canon alcançar uma integração jamais vista entre objetivas e corpos, permitindo à fábrica oferecer auto-focus operando junto com teleconversores e tubos extensores, por exemplo. Por ser o encaixe de maior diâmetro entre todos os existentes, o Canon EF Mount é mecanicamente superior aos demais para acoplarem objetivas longas e pesadas, como as grandes teleobjetivas. Além disso, confere muita flexibilidade ao técnico para criar objetivas luminosas como a 50/1 L USM ou a 85/1.2 L.

USM

USM significa UltraSonic Motor. É um motor de foco da Canon que faz com que suas objetivas façam uma focagem mais rápida, com maior precisão e de forma mais silenciosa. A Canon foi muito inteligente ao colocar o motor de foco na objetiva e não no corpo, como fizeram outros fabricantes. Com isso, cada objetiva recebe o tipo de motor mais adequado ao seu uso e público alvo. Pense nos motores de auto-foco como se fossem motores de automóvel ou caminhão. Cada objetiva precisa ter o motor mais adequado ao seu porte, da mesma forma como ocorre com os veículos. Um motor muito grande numa 50/1.8 vai partir as engrenagens da objetiva, da mesma forma que um motor de 800 cavalos não serve para um Fiat Uno ou, ainda, um motor muito pequeno e de baixo torque não serve para uma Wagon. Talvez sequer consiga mover os elementos ópticos de foco e, se o fizer, será de forma muito vagarosa. Analogamente, um motor 1000cc não conseguiria tirar do lugar um caminhão de 45 toneladas.
O primeiro motor criado pela Canon foi o AFD (Arc Form Drive). É lento, barulhento e não permite a operação simultânea do foco automático e manual. A Canon não desenha mais objetivas com este motor, mas ainda vende modelos antigos que o utilizam, como a 35mm fixa. Existe uma variante ainda pior, chamado Micro Motor, que equipa a 50/1.8. Em 1987 a Canon criou o Ring Ultrasonic Motor, que é o famoso e verdadeiro USM. Este motor é circular e fisicamente instalado em volta dos elementos ópticos. É um motor incrivelmente rápido e de elevada precisão. A sua principal característica é permitir o uso simultâneo do foco automático e manual, melhorando a interface da máquina com o fotógrafo. A partir do corpo EOS 5 passou a ser possível mover o comando de foco para um botão separado do obturador. Isso, junto com uma objetiva USM, permite ao fotógrafo usar o melhor dos dois mundos: pré-foco automático, ajuste final manual e clique!
O Ring Ultrasonic Motor equipa as objetivas profissionais da Canon e algumas amadoras mais avançadas, como a EF28-135 IS. Mais tarde, pressionada pelos altos custos de produção do Ring USM, a Canon criou uma variante pior e mais barata chamada Micro Ultrasonic Motor. Este motor não permite o uso simultâneo do foco manual e automático, além de ser quase tão barulhento quanto o AFD. Este motor equipa os zoom’s mais baratos da Canon.

IS

IS significa Image Stabilization. É uma tecnologia que ajuda a eliminar os problemas de sustentação da máquina em baixas velocidades, evitando as fotos tremidas. O benefício é de cerca de 2 pontos. Uma foto que antes deveria ser feita em 1/125s para não sair tremida pode, com o auxílio do IS, ser feita em 1/30. Esta tecnologia equipa muitas objetivas profissionais da Canon e algumas amadoras, como a popular EF 28-135 IS.

domingo, 31 de julho de 2011

A LENDA


Me senti na obrigação de fazer esse post , talvez esse cara que eu vou falar nem se lembrava do meu nome ou ao menos se lembrava de mim , mas mesmo assim merece todas essas palavras que estou Escrevendo.
Desde quando comecei a me interessar por fotografia , ele , Vilmar Tavares , foi e é um dos caras que eu mais me espelho no mundo da fotografia , ele juntamente com Nauro Júnior , Moizes Vasconcellos e alguns outros , talvez eles nem saibam disso mas mesmo sem conviver diariamente eles estão me ajudando a crescer nesse mundo da fotografia , não digo crescer financeiramente , digo crescer tecnicamente e intelectualmente.
Todos os dias eu vejo foto de pelo menos  de um deles , seja do Vilmar , Nauro ou do Moizes , vendo as fotografias em jornais e sites.
Não tive muita convivência com o Vilmar , nem tão pouco tive uma conversa completa com ele , mas ele mesmo sem saber estava me ajudando na minha vida para me tornar um profissional da fotografia.
Infelizmente Vilmar nesse sábado 30 de Julho de 2011 acabou nos deixando aqui sem sua presença , conhecimento e sem suas verdadeiras obras de arte em forma de fotografia , eu só queria agradecer à ele por tudo o que consegui aprender com ele , de ver ele com sua câmera no estádio bento Freitas , capturando os lances de cada partida sem usar ao menos uma lente tele , sempre eu via ele lá com sua D90 se não me falha  a memória e com uma simples lente de pouco alcance , e que no outro dia pela manha eu via no jornal seu grande trabalho feito de forma simples mas com um resultado impressionante.
Deixo aqui para família , amigos , dentre outras pessoas que tiveram a grande oportunidade de conviver com esse cara , meu sinceros pêsames e dizer que lá de cima ele vai ta sempre olhando por nós , VÁ COM DEUS GUERREIRO .

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inspire-se nessa Ideia! | Landscape

De : http://fotografeumaideia.com.br
topo_inspirese.jpg
Sexta-feira que normalmente é dia dos "normais" relaxarem e curtirem o começo do final de semana, para nós fotógrafos é dia de ficar bem ligado porque o final de semana promete ser cheio de clicksAlguns fotógrafos irão trabalhar e outros clicar por puro hobby. É pensando nesta classe tão trabalhadora, sem final de semana ou feriado, que o Fotografe uma Ideia apresenta a 2ª edição do "Inspire-se nessa Ideia! ".

Com uma temática bem inspiradora, apresentamos para você uma seleção incrível de Fotografias de Landscape; no bom português, Fotografias de Paisagens! 

Landscape

"Uma foto mostrando uma expansão de cenário".
Além das imagens que você vai conferir abaixo, vou apresentar algumas dicas para conseguir um ótimo resultado nas suas fotografias.

Composição

Sempre utilize as regras de terço. Use e abuse da criatividade mas sempre dentro das regras nesse estilo de fotografia.
Você pode optar em ativar na sua câmera uma opção chamada "grid" (ou grade).


Horizonte
Mantenha sempre o horizonte alinhado.

Profundidade de campo

Use grandes aberturas como f/8 a f/22 para ter maior nitidez, profundidade e uma iluminação suave em suas fotos

HDR (High Dynamic Range)

Você pode criar imagens com uma iluminação além do que seu olho pode perceber. Realce sombras e reduza luz forte (sol)
Na web, você encontra muitos tutoriais para aplicar esse efeito em suas fotografias.

Longas Exposições

Além de sessions com por-do-sol, dias de céu azul, você pode dar mais criatividade em suas fotografias fazendo longas exposições noturnas.
Utilize sempre um tripé. Além da velocidade mínima que sua câmera permite, você pode utilizar um controle remoto (Câmeras DLSR)

Fotografias:

arturo_lasso.jpg
Fotografia de: Arturo Lasso
arturo_lasso_01.jpg
Fotografia de: Arturo Lasso
brent_smith.jpg
Fotografia de: Brent Smith
filipe_correia.jpg
Fotografia de: Filipe Correia
ian_munro.jpg
Fotografia de: Ian Munro
jeanie_lazenby.jpg
Fotografia de: Jeanie Lazenby
karsten_wrobel.jpg
Fotografia de: Karsten Wrobel
larry_lefever.jpg
Fotografia de: Larry Lefever
lazy_vlad.jpg
Fotografia de: Lazy Vlad
maciej_rylkiewicz.jpg
Fotografia de: Maciej Rylkiewicz
marc_adamus.jpg
Fotografia de: Marc Adamus
marc_adamus_01.jpg
Fotografia de: Marc Adamus
michal_kownacki.jpg
Fotografia de: Michal Kownacki
norman_setiawan.jpg
Fotografia de: Norman Setiawan
piotr_krol.jpg
Fotografia de: Piotr Krol
przemyslaw_kruk.jpg
Fotografia de: Przemyslaw Kruk
ramdani.jpg
Fotografia de: Ramdani
raym.jpg
Fotografia de: Raymó
rvar_atli_orgeirsson.jpg
Fotografia de: Örvar Atli Þorgeirsson
spreephoto.de.jpg
Fotografia de: spreephoto.de

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas para auto-retratos (close-up)


topo.jpg
 
 
 
De : http://fotografeumaideia.com.br
Quando precisamos fazer um retrato da nossa pessoa e não tem ninguém que possa fazer isso pra gente, a única solução é se auto-retratar. São várias tentativas até conseguir aquela foto que desejava. Mas com tantas tentativas foram percebidas algumas maneiras de facilitar o auto-retrato.

A primeira dica é, antes de começar você deverá ajustar sua câmera para o modo manual, e não o automático, é o primeiro truque para obter melhores resultados de foco na foto.
 
fotografeumaideia.jpg
1 – Okay, você optou por utilizar o auto-foco com uma grande abertura do diafragma. Sinais de problemas, utilizando essa combinação (auto-foco + grande abertura do diafragma) você perceberá que o ponto de foco será seu nariz e seus olhos não, mas isso é fácil de resolver. Feche mais o diafragma. O truque é quanto mais fechado ele esteja maior será a profundidade de campo (DoF) que possibilidade um foco melhor e inteligente.

fotografeumaideia_1.jpg
2 - O auto-retrato é um tanto quanto difícil pela complexidade de ajustar as configurações da câmera, até porque não tem como fazer a medição correta. Para você conseguir realizar a medição certa, você pode colocar um objeto na frente da câmera no ponto onde você pretende ficar. Com isso você irá conseguir medir o foco sem muitos problemas, a única dificuldade será em relação à luz que deseja captar.

fotografeumaideia_2.jpg
3 – Qualquer câmera, seja ela compacta ou DSLR, tem a opção de focar objetos que estejam bem próximos à objetiva, este modo é chamado de “macro” e geralmente é representado pelo desenho de uma flor. Existe uma maneira e rápida de ajustar o foco da câmera num ponto específico do seu rosto (olho, boca, etc.). Apague toda a luz do ambiente e coloque uma fonte de luz (uma pequena lanterna) sobre a área desejada. Nessa situação ajude para o auto-foco e deixe que a câmera faça o foco.

Fotos de:

Francine de Mattos

www.flickr.com/photos/fran_ciiine

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vem aí: Estúdio Brasil 2011

De : http://www.fotografia-dg.com

Já está definida a programação do Estúdio Brasil 2011, maior congresso latino-americano de fotografia de estúdio, que acontecerá entre os dias 05 e 10 de novembro, em São Paulo. Nesta quarta edição, o evento continua a manter o formato adotado no ano passado, que contemplou três dias de workshops e outros três de palestras.
Estima-se que, 800 fotógrafos, entre amadores e profissionais, participem do congresso que será realizado, de 8 a 10 de novembro, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, local das duas primeiras edições do evento.
IMAGEM net 619x464 Vem aí: Estúdio Brasil 2011
Reprodução do site do Estudio Brasil 2011

A abertura das palestras será feita pelo fotógrafo Emidio Luisi, especializado em fotografia de espetáculos, que irá tirar dúvidas e revelar segredos da fotografia nos palcos. Na sequencia, Tony Genérico dividirá toda a sua larga experiência na administração de estúdios para preparar aqueles que pretendem investir no estúdio ideal; enquanto Thales Trigo irá apresentar os desafios do digital e Newton Medeiros falará do tema que o faz uma referência no país: estúdio e iluminação.
No dia seguinte, o advogado e fotógrafo, José Roberto Comodo, vai explorar o conceito de “linguagem fotográfica”. A quarta-feira (09) seguirá com os norte-americanos, Lance Keiming, conhecido pelo seu trabalho com fotografia noturna; Lou Jones, autor do livro SpeedLight & SpeedLite, cujo tema ele irá reproduzir na palestra; e Brian Smith, fotógrafo que há 30 anos retrata celebridades, cujas imagens são utilizadas na publicidade e ilustrando capas e páginas de revistas famosas. Smith já clicou feras, como Bill Gates, Anne Hathaway e George Clooney.
O último dia do congresso será reservado para falar de still, publicidade e pós-produção e nu. Temas que serão, respectivamente, abordados por fotógrafos do naipe de Cacalo, Márcio Rodrigues e Kazuo Okubo.

WORKSHOPS

Cerca de 600 pessoas devem também participar dos workshops do Estúdio Brasil, entre 05 e 07 de novembro, no complexo de estúdios BurtiHD, em São Paulo. Os três primeiros dias do evento serão conduzidos por Helder Fillipe, Alex Villegas, Mauro Holanda, Pepe Mélega, Lance Keimig, Orlando Azevedo, Márcia Charnizon, Maurício Po e Isa e Joel Reichert.
Mais informações: www.estudiobrasil2011.com.br

sábado, 25 de junho de 2011

4 coisas que todo fotógrafo já fez (ou faz) mas ninguém admite

De : http://www.dicasdefotografia.com.br

1. Olhou no LCD para confirmar se fotometrou certo

A fotografia digital deixou muita gente pê da vida porque podendo ver o resultado imediato no LCD fotógrafos ficaram mais preguiçosos em fotometrar com cuidado. Hoje ainda é comum vermos alguns mais radicais que desligam totalmente o LCD e outros que adoram usá-lo. Mas o fato é que todo fotógrafo que trabalha com câmeras digitais já bateu aquela foto “só pra testar a luz.”

2. Inventou uma história fantástica para uma foto que ficou boa sem querer

Fico meio irritada com alguns fotógrafos “artistas” que fazem fotos sem nenhum cuidado técnico e depois dizem que a foto “borrada”, “escura”, “fora de foco” é arte. Mas com certeza pelo menos uma vez todo mundo já fez uma foto maravilhosa sem querer e contou uma história fantástica por trás dela como se tivesse tudo sido planejado. Ahan…

3. Copiou descaradamente uma foto que viu de outra pessoa

Ah, essa foto é tão bonita, encontrada em um blog escondido de um fotógrafo húngaro, ninguém vai perceber se eu fizer uma igual. Blasfêmia.

4. Ficou com vontade de fazer isso com um cliente…


1. “Eu sei que você espera pagamento… mas estou quebrado” – “E o que eu devo fazer em relação à isso?” | 2. Faça o que o seu coração mandar. | 3. Sons de martelada.

Quem Nunca fez alguma dessas coisas que atire a primeira pedra !!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Canon revela EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II

De : http://www.fotografia-dg.com

A Canon anuncia o lançamento da sua mais recente teleobjectiva, a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II. Esta é uma objectiva compacta e acessível, que oferece um potente desempenho telefotográfico combinado com elevada qualidade de imagem, que a tornam ideal para fotógrafos que pretendem estar mais perto da acção.
EFS 55 250mm IS 619x367 Nova Canon EF S 55 250mm f/4 5.6 IS II
A nova e versátil objectiva permite fotografar uma variedade de sujeitos graças à sua gama focal variada. É ideal para fotografar qualquer situação desde retratos a motivos distantes, como vida selvagem, desporto ou pormenores numa paisagem – assegurando que o momento é sempre captado com um detalhe impressionante.
A EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II estará disponível em separado e também fazendo parte de um kit de duas objectivas com a recentemente apresentada EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II com os corpos EOS 550D, EOS 600D e EOS 60D, proporcionando aos utilizadores com menos experiência uma excelente entrada no sistema fotográfico, num único conjunto.
Desenhada e fabricada segundo padrões exigentes, a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II reflecte a filosofia de design premium da Canon, com um design exterior melhorado e várias tecnologias premium para assegurar uma qualidade de imagem líder. O Estabilizador de Imagem (IS) de 4-stops da Canon combate a desfocagem quando se fotografa em condições de pouca luz ou sem tripé, e a adição de elementos de lentes de Dispersão Ultra-Baixa (UD) e de Coberturas Super Spectra da Canon também assegura imagens nítidas, com elevado contraste e sem brilho. A mais recente objectiva EF-S a ser adicionada à gama da Canon é ideal para fotógrafos que procuram uma objectiva acessível e versátil para fotografia telefotográfica geral.
A nova objectiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II vai estar disponível a partir de Julho de 2011.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ebook Fotografia Social para Iniciantes

Retirado do site : http://www.fotografia-dg.com

Todo mundo conhece um fotógrafo social, comumente batizado de ‘fotógrafo de casamento’. Aliás, em outros tempos, o fotógrafo de casamento era apenas uma consequência do trabalho realizado na família. Sim, senhoras e senhores, o fotógrafo era algo parecido com o médico. Depois de aprovado pela família, fazia todos os serviços.
Em tempos modernos, muitas vezes o fotógrafo é realmente da família.
Com a evolução e a facilidade de aquisição dos equipamentos digitais, um pouco de habilidade e feeling são o que um fotógrafo iniciante precisa para dar os primeiros passos.
Fotografia Social para Iniciantes eBook 1 eBook Fotografia Social para Iniciantes 
Este ebook tem como objetivo facilitar um pouco este caminho. Não é manual técnico, muito menos a “verdade das verdades” sobre fotografia social. Longe disso. Procurei explicar um pouco do que trata a fotografia social, bem como apresentar um roteiro simples para quem nunca esteve em um evento do gênero com a responsabilidade de apresentar material.
Após a leitura, se tudo realmente correu como deveria, o debutante em fotografia social terá condições de realizar a cobertura de casamentos e aniversários de forma simples e objetiva. Não será uma superprodução, mas acertadas as escolhas técnicas, ficará longe de um desastre.
Para fazer download do eBook Fotografia Social para Iniciantes  gratuitamente aceda a http://loja.fotografia-dg.com/

O quarto escuro da fotografia digital

Dica retirada do site : http://www.dicasdefotografia.com.br

A Estação de Trabalho do fotógrafo digital é bem diferente de antigamente: não usamos mais “Quartos Escuros” para processar nossas fotos, e sim o nosso amiguinho computador. Como já comentei aqui uma vez o fotógrafo passa mais tempo na frente do computador do que fotografando!

Mas o que precisamos para montar nosso “Quarto Claro” (no caso, nossa estação de trabalho) de forma produtiva?

O centro de tudo: Computador

A primeira coisa que você vai precisar é de um bom computador. As câmeras vão evoluindo (e os arquivos cada vez mais pesados) assim como os aplicativos. Então é bom investir em uma boa máquina e um ótimo monitor.
Não adianta eu falar de números pois daqui alguns meses isso já vai ser ultrapassado (4Gb de memória era impensável a 2 anos atrás, hoje já é considerado pouco.)
O importante é que você invista no melhor que você puder. Pode parecer muito agora, mas é fato: em 6 meses já não vai ser tão top assim.
Eu calculo a vida de um computador em cerca de 4 anos, mas isso porque eu sou uma fotógrafa de baixa renda que não pode ficar atualizando sempre: se você tem grana para atualizar o equipamento a cada 2 anos (ou todo ano), melhor ainda.

Mac ou PC?

Acredite se quiser, mas tem gente que ainda me pergunta qual é melhor. E é a mesma coisa que perguntar “Qual é melhor: Canon ou Nikon?” Não existe resposta certa!
Não caia na laia de fotógrafos que ficam “se achando” porque têm Mac – isso é besteira. O importante é o seu computador ter um bom processamento e você se sentir produtivo usando o Sistema Operacional escolhido. Se você é produtivo com o seu computador, ele é o melhor para você.

Aplicativos

Dentro do seu computador você vai precisar ter uma série de Aplicativos. Vou listar alguns que uso e indico, mas isso vai do gosto de cada um :)
  • Email: o Gmail, do Google, é grátis e pode ser usado com o seu domínio (uso em todos os meus milhares de emails.)
  • Navegador: o Firefox, da Mozilla, também é grátis e tem vários Addons interessantes para fotógrafos.
  • Edição de fotos: o Lightroom e o Photoshop, da Adobe, são minha dupla preferida quando se trata de editar e organizar minhas fotos.
  • Lista de Tarefas: o Wunderlist é um aplicativo bem legal para gerenciar listas de tarefas (“to do lists”) e tem aplicativos grátis para sincronizar com iPad, iPhone e outros dispositivos.

Acessórios

Além disso existem alguns outros acessórios que podem ser muito úteis a longo prazo:
  • Uma cadeira bem confortável
  • Uma mesa digitalizadora (Tablet)
  • HDs externos para Backup
  • Leitor rápido de Cartões de memória
  • Fones de ouvido e um setlist de músicas animadas para trabalhar :D

sábado, 19 de março de 2011

O Sonho

Para muitos um jogo de futebol é só mais um entre muitos que já foram , para uma criança é a realização de um sonho , não apenas um sonho de ver seu time jogar , ver seus  ídolos de perto e sim de tornar-se um jogador de futebol.

Muitas crianças no Brasil tem esse sonho , de poder ver um jogo de futebol , mas muitas vezes isso não é possível , por falta de condições de ir ao estádio e falta de oportunidade.

O sonho de cada garoto quando criança é ser jogador de futebol , comigo não foi diferente , sempre sonhei com isso , mas infelizmente ou felizmente como queiram , meu sonho não se tornou realidade.

O primeiro presente que um garoto ganha na maioria das vezes dado pelo pai , é uma bola de futebol , nao importando a idade o pai "obriga" seu filho a ser um jogador de futebol. Muitos tentam , treinam forte durante criança mas infelizmente esse sonho é possível apenas para uma pequena parte dessas milhares de crianças que sonham com isso.

Ontem (19/03) fui fotografar um clássico, pela segunda divisão do campeonato Gaúcho , o jogo era entre o G.E.Brasil e o G.A Farroupilha .

O Clássico é chamado de Bra-Far , e que nessa oportunidade terminou em 0 a 0.

Foi um jogo de poucas emoções , sem grandes chances de gols e sem faltas duras.

As duas torcidas lotaram o estádio General Nicolau Fico , estádio do G.A.Farroupilha , que apesar de jogar em casa sua torcida era minoria.

Vamos voltar ao assunto que comecei a falar no inicio da postagem , o sonho do garoto em ser jogador de futebol.

O jogo nao estava lá essas coisas e fiquei olhando para a torcida , quando olho para o lado da torcida do Farroupilha vejo dois meninos na tela vendo o jogo , um deles com um olhar distante,  imaginando como seria

se ele fosse um jogador de futebol.

Para mim essa foto que vocês irão ver logo abaixo , é uma das melhores fotos que ja tirei , mas não por beleza e nem por qualidade e sim por o que ela mostra , podemos ver nos olhos desse menino o sonho de todos meninos quando criança.Espero que gostem da foto assim como eu gostei , para alguns não vaiter sentido algum , mas pra mim ela fala mais do que mil palavras.


segunda-feira, 14 de março de 2011

As 5 virtudes da edição

Dicas tiradas do site - Dicas de Fotografia

1. Corrigir o balanço de cor

As cores da sua foto podem estar diferentes da realidade por vários motivos: sua câmera está um pouquinho descalibrada, luzes muito variadas e malucas no local, balanço de branco difícil de fazer na hora… se você está fotografando em RAW corrigir o balanço de cor é mamão com açúcar. Com um simples conta gotas e uma área cinza você faz o balanço de cor da sua foto.

2. Criar efeitos que têm algum significado

Os efeitos da moda são passageiros. Já efeitos que têm algum significado ficam pra sempre. Por exemplo: agora que estamos no outono adiciono um efeito (um simples preset que criei no Lightroom) que deixa as cores verdes mais amareladas. Assim, mesmo aqui no Brasil as cores não mudando drasticamente, dá para notar que a foto foi feita no outono. Esse é um exemplo de efeito que mesmo não sendo muito discreto tem um objetivo.

3. Usar vinhetas com parcimônia

Embora eu adore falar mal das pobres vinhetas, elas não são tão ruins assim. O problema é sempre o uso exagerado (e isso vale pra tudo!) Usando a vinheta de forma delicada, para chamar mais atenção para o centro da foto, ela pode sim ser sua aliada.

4. Corrigir defeitos de pele que não são permanentes

Quando fazemos um retrato queremos buscar o melhor daquela pessoa, não uma pessoa diferente! Porém existem defeitinhos que não fazem parte dela. Espinhas, machucadinhos e outros problemas temporários podem ser retirados e sua foto ainda vai ficar verdadeira.

5. Adicionar nitidez em fotos digitais

Todo mundo já sabe que as fotos digitais carecem de duas coisas, em comparação às fotos de filme: nitidez e profundidade. Isso é fácil e normalmente necessário de arrumar na edição. No Lightroom, por exemplo, temos um ótimo painel de nitidez (Sharpness) e também de profundidade (Clarity.) Use e abuse dessas ferramentas para deixar sua foto ainda mais bonita.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Eu tava meio parado com o blog , mas agora resolvi postar alguma coisa aqui , antes das fotos quero falar uma coisa , a falta de valorização do nosso trabalho ( fotografo - jornalista ) é muito grande pra ter uma ideia no meu primeiro trabalho que fiz recebi 200 reais e as fotos na minha opnião e da dos outros  ficaram muito boas , mas infelizmente 200 reais é quase nada para um fotografo nao se pode comprar quase nada com isso , pior ainda foi os outros trabalhos que fiz , o dito antes era que seria 30 reais por pauta , fiz 9 pautas num dia e achei que ia receber um bom dinheiro , na hora de receber me deram 60 reias só , fiquei muito bravo , mas nao pude reclamar à algum orgao pois era um freela e nao tinha contrato algum , e nem carteira assinada , as vezes no inicio quando ainda somos inesperientes caímos nessas armadilhas de empresas que só querem explorar o fotografo.
Cheguei à ficar com um prejuízo de uma lente estragada sem ter como fazer fotos perdendo tempo e dinheiro
Infelizmente nao é facil ser fotografo , quem ja está dentro desse mundo sabe a difculdade dessa provissão , vi alguns colegas de profissão  no SPFW (São Paulo Fashion  Week ) que tiveram seus equipamentos roubados , um deles perdeu 20 mil reais em equipamentos , eles estavam na sala de imprensa do evento onde só pode entrar seguranças e os próprios jornalistas.
Nesse mundo  nada é barato , uma camera boa custa mais de 3 mil reais , e só depois de muito trabalho se consegue esse valor , acho que chega de reclamar agora , vamos pras fotos , espero que gostem.