terça-feira, 21 de junho de 2011

O quarto escuro da fotografia digital

Dica retirada do site : http://www.dicasdefotografia.com.br

A Estação de Trabalho do fotógrafo digital é bem diferente de antigamente: não usamos mais “Quartos Escuros” para processar nossas fotos, e sim o nosso amiguinho computador. Como já comentei aqui uma vez o fotógrafo passa mais tempo na frente do computador do que fotografando!

Mas o que precisamos para montar nosso “Quarto Claro” (no caso, nossa estação de trabalho) de forma produtiva?

O centro de tudo: Computador

A primeira coisa que você vai precisar é de um bom computador. As câmeras vão evoluindo (e os arquivos cada vez mais pesados) assim como os aplicativos. Então é bom investir em uma boa máquina e um ótimo monitor.
Não adianta eu falar de números pois daqui alguns meses isso já vai ser ultrapassado (4Gb de memória era impensável a 2 anos atrás, hoje já é considerado pouco.)
O importante é que você invista no melhor que você puder. Pode parecer muito agora, mas é fato: em 6 meses já não vai ser tão top assim.
Eu calculo a vida de um computador em cerca de 4 anos, mas isso porque eu sou uma fotógrafa de baixa renda que não pode ficar atualizando sempre: se você tem grana para atualizar o equipamento a cada 2 anos (ou todo ano), melhor ainda.

Mac ou PC?

Acredite se quiser, mas tem gente que ainda me pergunta qual é melhor. E é a mesma coisa que perguntar “Qual é melhor: Canon ou Nikon?” Não existe resposta certa!
Não caia na laia de fotógrafos que ficam “se achando” porque têm Mac – isso é besteira. O importante é o seu computador ter um bom processamento e você se sentir produtivo usando o Sistema Operacional escolhido. Se você é produtivo com o seu computador, ele é o melhor para você.

Aplicativos

Dentro do seu computador você vai precisar ter uma série de Aplicativos. Vou listar alguns que uso e indico, mas isso vai do gosto de cada um :)
  • Email: o Gmail, do Google, é grátis e pode ser usado com o seu domínio (uso em todos os meus milhares de emails.)
  • Navegador: o Firefox, da Mozilla, também é grátis e tem vários Addons interessantes para fotógrafos.
  • Edição de fotos: o Lightroom e o Photoshop, da Adobe, são minha dupla preferida quando se trata de editar e organizar minhas fotos.
  • Lista de Tarefas: o Wunderlist é um aplicativo bem legal para gerenciar listas de tarefas (“to do lists”) e tem aplicativos grátis para sincronizar com iPad, iPhone e outros dispositivos.

Acessórios

Além disso existem alguns outros acessórios que podem ser muito úteis a longo prazo:
  • Uma cadeira bem confortável
  • Uma mesa digitalizadora (Tablet)
  • HDs externos para Backup
  • Leitor rápido de Cartões de memória
  • Fones de ouvido e um setlist de músicas animadas para trabalhar :D

0 comentários:

Postar um comentário