terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas para auto-retratos (close-up)


topo.jpg
 
 
 
De : http://fotografeumaideia.com.br
Quando precisamos fazer um retrato da nossa pessoa e não tem ninguém que possa fazer isso pra gente, a única solução é se auto-retratar. São várias tentativas até conseguir aquela foto que desejava. Mas com tantas tentativas foram percebidas algumas maneiras de facilitar o auto-retrato.

A primeira dica é, antes de começar você deverá ajustar sua câmera para o modo manual, e não o automático, é o primeiro truque para obter melhores resultados de foco na foto.
 
fotografeumaideia.jpg
1 – Okay, você optou por utilizar o auto-foco com uma grande abertura do diafragma. Sinais de problemas, utilizando essa combinação (auto-foco + grande abertura do diafragma) você perceberá que o ponto de foco será seu nariz e seus olhos não, mas isso é fácil de resolver. Feche mais o diafragma. O truque é quanto mais fechado ele esteja maior será a profundidade de campo (DoF) que possibilidade um foco melhor e inteligente.

fotografeumaideia_1.jpg
2 - O auto-retrato é um tanto quanto difícil pela complexidade de ajustar as configurações da câmera, até porque não tem como fazer a medição correta. Para você conseguir realizar a medição certa, você pode colocar um objeto na frente da câmera no ponto onde você pretende ficar. Com isso você irá conseguir medir o foco sem muitos problemas, a única dificuldade será em relação à luz que deseja captar.

fotografeumaideia_2.jpg
3 – Qualquer câmera, seja ela compacta ou DSLR, tem a opção de focar objetos que estejam bem próximos à objetiva, este modo é chamado de “macro” e geralmente é representado pelo desenho de uma flor. Existe uma maneira e rápida de ajustar o foco da câmera num ponto específico do seu rosto (olho, boca, etc.). Apague toda a luz do ambiente e coloque uma fonte de luz (uma pequena lanterna) sobre a área desejada. Nessa situação ajude para o auto-foco e deixe que a câmera faça o foco.

Fotos de:

Francine de Mattos

www.flickr.com/photos/fran_ciiine

0 comentários:

Postar um comentário