sábado, 25 de junho de 2011

4 coisas que todo fotógrafo já fez (ou faz) mas ninguém admite

De : http://www.dicasdefotografia.com.br

1. Olhou no LCD para confirmar se fotometrou certo

A fotografia digital deixou muita gente pê da vida porque podendo ver o resultado imediato no LCD fotógrafos ficaram mais preguiçosos em fotometrar com cuidado. Hoje ainda é comum vermos alguns mais radicais que desligam totalmente o LCD e outros que adoram usá-lo. Mas o fato é que todo fotógrafo que trabalha com câmeras digitais já bateu aquela foto “só pra testar a luz.”

2. Inventou uma história fantástica para uma foto que ficou boa sem querer

Fico meio irritada com alguns fotógrafos “artistas” que fazem fotos sem nenhum cuidado técnico e depois dizem que a foto “borrada”, “escura”, “fora de foco” é arte. Mas com certeza pelo menos uma vez todo mundo já fez uma foto maravilhosa sem querer e contou uma história fantástica por trás dela como se tivesse tudo sido planejado. Ahan…

3. Copiou descaradamente uma foto que viu de outra pessoa

Ah, essa foto é tão bonita, encontrada em um blog escondido de um fotógrafo húngaro, ninguém vai perceber se eu fizer uma igual. Blasfêmia.

4. Ficou com vontade de fazer isso com um cliente…


1. “Eu sei que você espera pagamento… mas estou quebrado” – “E o que eu devo fazer em relação à isso?” | 2. Faça o que o seu coração mandar. | 3. Sons de martelada.

Quem Nunca fez alguma dessas coisas que atire a primeira pedra !!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Canon revela EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II

De : http://www.fotografia-dg.com

A Canon anuncia o lançamento da sua mais recente teleobjectiva, a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II. Esta é uma objectiva compacta e acessível, que oferece um potente desempenho telefotográfico combinado com elevada qualidade de imagem, que a tornam ideal para fotógrafos que pretendem estar mais perto da acção.
EFS 55 250mm IS 619x367 Nova Canon EF S 55 250mm f/4 5.6 IS II
A nova e versátil objectiva permite fotografar uma variedade de sujeitos graças à sua gama focal variada. É ideal para fotografar qualquer situação desde retratos a motivos distantes, como vida selvagem, desporto ou pormenores numa paisagem – assegurando que o momento é sempre captado com um detalhe impressionante.
A EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II estará disponível em separado e também fazendo parte de um kit de duas objectivas com a recentemente apresentada EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II com os corpos EOS 550D, EOS 600D e EOS 60D, proporcionando aos utilizadores com menos experiência uma excelente entrada no sistema fotográfico, num único conjunto.
Desenhada e fabricada segundo padrões exigentes, a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II reflecte a filosofia de design premium da Canon, com um design exterior melhorado e várias tecnologias premium para assegurar uma qualidade de imagem líder. O Estabilizador de Imagem (IS) de 4-stops da Canon combate a desfocagem quando se fotografa em condições de pouca luz ou sem tripé, e a adição de elementos de lentes de Dispersão Ultra-Baixa (UD) e de Coberturas Super Spectra da Canon também assegura imagens nítidas, com elevado contraste e sem brilho. A mais recente objectiva EF-S a ser adicionada à gama da Canon é ideal para fotógrafos que procuram uma objectiva acessível e versátil para fotografia telefotográfica geral.
A nova objectiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II vai estar disponível a partir de Julho de 2011.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ebook Fotografia Social para Iniciantes

Retirado do site : http://www.fotografia-dg.com

Todo mundo conhece um fotógrafo social, comumente batizado de ‘fotógrafo de casamento’. Aliás, em outros tempos, o fotógrafo de casamento era apenas uma consequência do trabalho realizado na família. Sim, senhoras e senhores, o fotógrafo era algo parecido com o médico. Depois de aprovado pela família, fazia todos os serviços.
Em tempos modernos, muitas vezes o fotógrafo é realmente da família.
Com a evolução e a facilidade de aquisição dos equipamentos digitais, um pouco de habilidade e feeling são o que um fotógrafo iniciante precisa para dar os primeiros passos.
Fotografia Social para Iniciantes eBook 1 eBook Fotografia Social para Iniciantes 
Este ebook tem como objetivo facilitar um pouco este caminho. Não é manual técnico, muito menos a “verdade das verdades” sobre fotografia social. Longe disso. Procurei explicar um pouco do que trata a fotografia social, bem como apresentar um roteiro simples para quem nunca esteve em um evento do gênero com a responsabilidade de apresentar material.
Após a leitura, se tudo realmente correu como deveria, o debutante em fotografia social terá condições de realizar a cobertura de casamentos e aniversários de forma simples e objetiva. Não será uma superprodução, mas acertadas as escolhas técnicas, ficará longe de um desastre.
Para fazer download do eBook Fotografia Social para Iniciantes  gratuitamente aceda a http://loja.fotografia-dg.com/

O quarto escuro da fotografia digital

Dica retirada do site : http://www.dicasdefotografia.com.br

A Estação de Trabalho do fotógrafo digital é bem diferente de antigamente: não usamos mais “Quartos Escuros” para processar nossas fotos, e sim o nosso amiguinho computador. Como já comentei aqui uma vez o fotógrafo passa mais tempo na frente do computador do que fotografando!

Mas o que precisamos para montar nosso “Quarto Claro” (no caso, nossa estação de trabalho) de forma produtiva?

O centro de tudo: Computador

A primeira coisa que você vai precisar é de um bom computador. As câmeras vão evoluindo (e os arquivos cada vez mais pesados) assim como os aplicativos. Então é bom investir em uma boa máquina e um ótimo monitor.
Não adianta eu falar de números pois daqui alguns meses isso já vai ser ultrapassado (4Gb de memória era impensável a 2 anos atrás, hoje já é considerado pouco.)
O importante é que você invista no melhor que você puder. Pode parecer muito agora, mas é fato: em 6 meses já não vai ser tão top assim.
Eu calculo a vida de um computador em cerca de 4 anos, mas isso porque eu sou uma fotógrafa de baixa renda que não pode ficar atualizando sempre: se você tem grana para atualizar o equipamento a cada 2 anos (ou todo ano), melhor ainda.

Mac ou PC?

Acredite se quiser, mas tem gente que ainda me pergunta qual é melhor. E é a mesma coisa que perguntar “Qual é melhor: Canon ou Nikon?” Não existe resposta certa!
Não caia na laia de fotógrafos que ficam “se achando” porque têm Mac – isso é besteira. O importante é o seu computador ter um bom processamento e você se sentir produtivo usando o Sistema Operacional escolhido. Se você é produtivo com o seu computador, ele é o melhor para você.

Aplicativos

Dentro do seu computador você vai precisar ter uma série de Aplicativos. Vou listar alguns que uso e indico, mas isso vai do gosto de cada um :)
  • Email: o Gmail, do Google, é grátis e pode ser usado com o seu domínio (uso em todos os meus milhares de emails.)
  • Navegador: o Firefox, da Mozilla, também é grátis e tem vários Addons interessantes para fotógrafos.
  • Edição de fotos: o Lightroom e o Photoshop, da Adobe, são minha dupla preferida quando se trata de editar e organizar minhas fotos.
  • Lista de Tarefas: o Wunderlist é um aplicativo bem legal para gerenciar listas de tarefas (“to do lists”) e tem aplicativos grátis para sincronizar com iPad, iPhone e outros dispositivos.

Acessórios

Além disso existem alguns outros acessórios que podem ser muito úteis a longo prazo:
  • Uma cadeira bem confortável
  • Uma mesa digitalizadora (Tablet)
  • HDs externos para Backup
  • Leitor rápido de Cartões de memória
  • Fones de ouvido e um setlist de músicas animadas para trabalhar :D