quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Preto e Branco na prática

Dica tirada do site  Fotografe uma Ideia

topo.jpg
A fotografia surgiu em preto e branco; e esse é, até hoje, o método mais utilizado quando se quer tornar uma imagem mais expressiva. Fotógrafos, especialmente os ligados ao Fotojornalismo e à Moda, recorrem a esse método por sua versatilidade e por sua facilidade de ser trabalhado. Nota-se sua grande utilização em galerias de arte, exposições de fotografia e livros.

Na fotografia tradicional, os filmes em P&B possuem uma maior gama de tonalidades, tornando-se superiores aos coloridos. Por isso, as imagens realizadas por esses filmes apresentam maior riqueza de detalhes, retratando fielmente a iluminação e concedendo mais intensidade às fotografias.

Na fotografia digital, o recurso deve ser usado com muita cautela. Não basta, simplesmente, reduzir ao máximo a saturação da imagem através de um editor de imagem e esperar um bom resultado. É necessário fazer outros ajustes, principalmente se o objetivo da imagem for atingir um nível mais profissional.
A pós produção de uma imagem P&B deve ser executada com o máximo de atenção. Esse é o tipo de imagem que, durante a edição, quase não se percebem os erros cometidos. E, após a conclusão, é tarde demais para fazer a recuperação.

O estilo monocromático permite que uma imagem seja trabalhada de várias maneiras, de acordo com o quê o fotógrafo deseja transmitir ao expectador. Para tal, é preciso utilizar um bom software de edição, como do Adobe Photoshop ou o Adobe Photoshop Lightroom. Esses programas possuem recursos interessantíssimos que poderão dar um excelente resultado à imagem.

Para demonstrar as variadas maneiras de que uma imagem pode ser trabalhada através dessa técnica, trouxe uma imagem colorida para transformá-la em algumas versões de P&B (poucas, diante da diversidade de resultados possíveis). Citarei, abaixo de cada resultado, o software de edição e as técnicas utilizadas.

colorida.jpg
No Adobe Photoshop há vários recursos que podem ser aproveitados. Levels (Níveis), Curves (Curvas), Vibrance (Intensidade) e Exposure (Exposição) são apenas alguns deles. Adéqüe-os corretamente à imagem, e não haverá erro!
imagem_1.jpg

Software: Adobe Photoshop CS5

Técnica: Redução de saturação
Considerado um erro de edição, apenas reduzir a saturação de uma imagem empobrece o resultado. Não há distinção de tonalidades e a iluminação não fica realçada.
imagem_2.jpg

Software: Adobe Photoshop CS5

Técnica: Gradient Map. Black, White.
Perceba que a imagem está bastante diferente da anterior. A iluminação está mais destacada e os tons, mais intensos.
imagem_3.jpg

Software: Lightroom 3

Técnica: Preset “Vintage T-Shirt 73”
O novo balanço de cores da imagem, conseguido através de uma pré definição do Lightroom, tornou a fotografia mais sombria, realçando o olhar da modelo.
imagem_4.jpg

Software: Lightroom 3

Técnica: Preset “Redex BW Prime”
Perceba que o contraste entre o branco e o preto é trabalhado de maneira tão intensa que é quase impossível distinguir onde termina o braço direito da modelo e onde começa o segundo plano.

O Lightroom permite o download de vários efeitos prontos, as chamadas Presets ou Pré Definições. Com um único clique, é possível transformar a fotografia em algo interessante e ousado, deixando de lado a monotonia do P&B básico.

A fotografia digital em Preto e Branco é um instrumento contagiante e muitíssimo expressivo. A pós produção deve ser praticada com muita cautela para que não se perca o sentido da técnica. Testes, testes e mais testes nunca serão demais. Tenha paciência e cuidado para produzi-las.

Fotos de :

Henrique Resende

www.flickr.com/photos/henriquepaiva

0 comentários:

Postar um comentário