quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fotografe - Light Painting



Enviado por Henrique Resende  para o site http://fotografeumaideia.com.br/site/
ttopo.jpg

Light Painting (ou grafite de luz, como é conhecido no Brasil) é um estilo de fotografia que diverte e inspira fotógrafos amadores e profissionais. Através dele, obtém-se a imagem de um rastro de luz num fundo normalmente escuro. O interessante dessa técnica é a praticidade com que pode ser executada e os resultados, que são irreais e fascinantes. O princípio básico do Light Painting se baseia na longa exposição do obturador, isto é, em deixar a câmera capturando a luz pelo maior tempo possível.
Porém, ajustando outros recursos da câmera, obtêm-se fotografias que mais qualidade, o que as torna mais interessantes e atrativas. Primeiramente, é importante deixar a câmera ajustada ao menor valor de ISO. Outro fato interessante é diminuir a abertura do diafragma, aumentando o valor; isso funciona como uma compensação da alta exposição e é interessante para quem quer conseguir resultados com um fundo escuro. O ajuste final da câmera deverá ficar regulado próximo a esses valores, dependendo do resultado desejado:

Velocidade do obturador: 10 s; ISO: 100, Abertura do diafragma: f/10

Outras dicas interessantes são:
•    Apoiar a câmera num ponto fixo, se possível num tripé, evitando possíveis distorções na imagem.
•    Fotografar no ambiente mais escuro possível. Preferencialmente num cômodo fechado e à noite.
•    Usar uma fonte de luz pequena. Se for um celular, pode-se alterar o papel de parede e obter fotografias com luz colorida.
•    Não editar a imagem exageradamente. Um pequeno aumento de contraste basta.
•    Se for escrever algum nome com a luz, escreva como se as letras fossem viradas para o outro lado.
•    Seja criativo e liberte sua imaginação para pintar o que vier à mente.
 •    E lembre-se: Pulso firme garante traços mais definidos.

Como exemplo dessa técnica, apresento-lhes um dos meus projetos de fotografia. “Lumière” (luz, em francês) é como eu chamo meu conjunto de Light Paintings. Cada imagem contém uma frase relacionada ao formato do desenho. Algumas frases são de textos meus; outras (as entre aspas) são de outros escritores, como Caio Fernando Abreu e Willian Shakespeare.


Fotografias:

henrique_resende.jpghenrique_resende_1.jpghenrique_resende_2.jpghenrique_resende_3.jpghenrique_resende_4.jpghenrique_resende_5.jpghenrique_resende_6.jpghenrique_resende_7.jpg
Fotos de:

Henrique Resende



0 comentários:

Postar um comentário