quinta-feira, 7 de outubro de 2010

5 erros ao observar fotos de outros fotógrafos

Dica tirada do site http://www.dicasdefotografia.com.br

Mais uma vez começo um texto com uma frase que dizem ser de Albert Einstein. Não dá para saber se é dele, mas ela é totalmente verdadeira:

“Aprender com exemplos não é a melhor forma de aprender – é a única forma de aprender”

Já comentei sobre isso: para tirarmos fotos cada dia melhores temos que praticar muito, mas também observar muito. E uma boa forma de ir além do que você já conhece é vendo as fotos de outros fotógrafos. Assim aprendemos e abrimos nossa mente. Um exemplo é visitar blogs ou páginas do flickr por aí conhecendo os estilos e formas de trabalhar para chegar em um estilo e uma forma de trabalhar só seus.

Foto por diannam
Foto por diannam

Porém essa observação pode virar uma cilada se não tomarmos cuidado… abaixo alguns erros que cometi e que já deixo avisado para você tomar cuidado =)

1. Copiar o estilo de alguém na totalidade

Copiar como forma de treinamento é uma coisa. Copiamos de vez em quando para treinar e ver o que se encaixa no nosso estilo, montando de uma teia de influências um estilo único. Porém, às vezes nos vemos copiando 100% as fotos de alguém. Opa! Cuidado com isso!

Se você olha as suas fotos e lembra de outro fotógrafo, é porque tem algo errado aí. Tem espaço no mundo (e no mercado) para todos os estilos, vamos cultivar os nossos.

Como remediei isso: percebi que copiar uma foto é muito mais difícil do que fazer uma que se encaixe na minha situação. Então comecei a prestar atenção para não “forçar” uma foto, e sim deixar a foto ir para seu caminho naturalmente (que, por acaso, seria o meu caminho próprio!) É mais fácil ser original do que copiar, então é tranquilo remediar esse problema.

2. Se deprimir

Todo mundo já passou por isso: quando começamos a fotografar mais seriamente achamos que todas as nossas fotos são lindas! Mas depois de algum tempo e depois de olhar fotos de outros fotógrafos vamos para o lado oposto: achamos que todas as nossas fotos são horríveis e que os outros fotógrafos são deuses maravilhosos e iluminados. Aí nascem dois problemas: subestimamos nosso trabalho e superestimamos o trabalho do outro. E daí você se deprime e acha que seria melhor ir vender coco na praia.

Como remediei isso: para não ficarmos deprimidos temos que lembrar que todo fotógrafo tem seus pontos fortes e fracos, como nós. Analisando todas as fotos (nossas e dos outros) de forma mais técnica e sem emoção percebemos os pontos fortes e fracos no trabalho de todos. Assim aprendemos a melhorar as nossas fotos, mas também a admirar as qualidades do outros com humildade.

Ah, lembre-se: superestimar nossas próprias fotos também é prejudicial ao nosso crescimento, pois acabamos pensando que não temos mais nada para melhorar. O equilíbrio, sempre o melhor caminho, é também o mais difícil (e não fui eu quem disse isso, foi Buda!)

3. Pensar em nivelar suas fotos por baixo

Um problema quase “oposto” ao anterior é tão prejudicial quanto: ao olharmos fotos alheias de forma crítica acabamos notando alguns defeitinhos aqui e ali. Daí você nota que até grandes fotógrafos têm defeitinhos e pensa: ah, se fulano não liga pra isso, eu também não vou ligar. E assim acaba nivelando suas fotos por baixo.

Como remediei isso: não me acomodando. Nunca, nunca, nunca deixe de fotografar com a máxima dedicação possível. Se algum fotógrafo bom fez algo de errado, é bem possível que ele não esteja feliz com isso, e copiar o erro pode minar a qualidade das suas imagens!

4. Superestimar o equipamento alheio

Jogue a primeira pedra quem nunca olhou uma linda foto no Flickr, deu uma bisoiada no EXIF e pensou com seus botões: “mas é claro que a foto é linda, ele/a usou uma – coloque aqui uma câmera super cara e moderna –”. Pensamos isso com câmeras, lentes, luzes, cenários…

Como remediei isso: com prática percebi que mesmo tendo um equipamento limitado em alguns sentidos (sou o que chamo de “fotógrafa de baixa renda” rs) consigo fazer fotos “à altura” de equipamentos que não tenho. Com criatividade conseguimos chegar nos resultados desejados, sempre!

5. Deixar de lado a técnica

E, por fim, um dos grandes erros da observação: só olhar, mas não observar. Se queremos aprender e nos inspirar é preciso dedicar um tempo a uma foto bacana, realmente pensando sobre ela, pensando sobre o que a faz bonita.

Como remediei isso: questionando! Que luz foi usada? Que distância focal? O que será o fotógrafo queria passar com isso? Como ele fez isso? Se só olhamos sem questionar, não vamos aprender.

No grupo do DDF no Flickr estamos colocando algumas das nossas inspirações. Caso esteja procurando fotógrafos para observar ou queria indicar alguém, participe do tópico!

0 comentários:

Postar um comentário