sábado, 27 de novembro de 2010
Fotos do Fim de Semana
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Apostila: Aprenda a fotografar em 7 lições
- O que é exposição
- O que é abertura do diafragma
- O que é a velocidade do obturador
- ISO ou ASA
- O que é o balanço de branco
- Foco e profundidade de campo
- Distância focal
Você pode ver essa apostila no Scribd ou fazer o Download do arquivo em PDF. Caso não consiga baixar pelo primeiro link, tente este do RapidShare.
Obs.: Não, ninguém aprende a fotografar em apenas 7 lições. Esse é o início da aprendizagem. Esses são os primeiros itens a serem aprendidos na hora de fotografar. Depois existem milhões de coisas que aprendemos lendo, observando e praticando!
Quem deve ler?
Quem está começando. Esse conteúdo é simplificado ao máximo para melhor entendimento de quem resolveu começar a fotografar agora. Se você já conhece a fotografia vai achar básico demais. Não falei neste material sobre coisas mais intermediárias sobre equipamentos, cartão cinza ou contas complexas para determinar o melhor foco da lente. Deixo isso para quem quiser pesquisar mais além. Repito: este é um guia para quem está começando e quer entender sem complicações os conceitos básicos da fotografia.
O que você vai precisar?
Para seguir estas lições é imprescindível ter uma câmera com controles Manuais (M). As câmeras que não possuem controle manual selecionam todos os itens automaticamente – não deixando nenhum espaço para a sua criatividade.
Também é importante que você tenha o manual da sua câmera para saber sempre como editar as configurações mostradas. Como a nomenclatura é basicamente a mesma independente do fabricante do seu equipamento qualquer dúvida está a um item do sumário de ser resolvida.
Conclusão
Este conteúdo “já existe”: todo manual de fotografia começa batendo nessas mesmas teclas. Porém eu tentei criar um conteúdo em língua Portuguesa que seja de fácil entendimento para todos, sem muitas firulas técnicas, assim como tudo que escrevo aqui no Dicas de Fotografia. Foi tudo criado por mim, tanto os textos quanto as fotos que ilustram. Não preciso nem dizer que prefiro que não seja copiado né?
A apostila está sob a licensa de Creative Commons | Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença. Copie, distribua, use como base… mas sempre dê os créditos para o Dicas de Fotografia | www.dicasdefotografia.com.br.
sábado, 20 de novembro de 2010
Por que não usar flash em shows e espetáculos de palco
Nos últimos dias tive duas experiências interessantes relacionadas ao (mal) uso de flash. Assisti uma apresentação de Balé em um teatro e também vi a reapresentação do show do Bon Jovi no seu canal do Youtube. Nas duas situações percebi muitas pessoas usando flash em suas câmeras.
Embora já exista um artigo da Karina Santiago sobre fotografia de palco aqui no DDF resolvi bater um pouco mais nessa tecla. Quando comentei sobre esse assunto com o meu marido ele falou: “mas as pessoas que fazem fotos assim não são o seu público, quem visita o DDF já entende um pouco de fotografia e não faz esse tipo de coisa.” Quem me dera! Lembro que no início do Wedding Brasil, onde teoricamente temos profissionais de fotografia, houve uma apresentação de dança e até lá vi gente usando o flash!
Então vamos ao que interessa: por que não usar o flash em shows, teatro, dança e outras apresentações de palco?
1. Não adianta
Não entendo como as pessoas que usam flash nessas situações não percebem: não adianta nada! A não ser que você esteja a 1 metro do palco o seu flash não vai ter força suficiente para iluminar o assunto de forma que faça diferença na foto final, principalmente se estamos falando de câmeras compactas! O flash, nessas situações, só serve para iluminar as cabeças de quem está na sua frente.
2. Se funcionar estraga o clima
Digamos que você tem um flash potente e está perto do palco: o flash até vai chegar no seu assunto, mas vai acabar com toda a iluminação planejada para aquela apresentação. Resultado: sua foto vai ficar com cara de ensaio, com toda aquela iluminação pensada pelos engenheiros de luz destruída e transformada em uma única luz feia a uniforme. É isso que você quer? Não, né?
As luzes de palco são sempre bastante fortes e planejadas para criar o clima específico daquela apresentação. Embora o ambiente pareça escuro (pois o público fica na escuridão mesmo) ninguém precisa de flash, confia em mim. Se a foto saiu borrada é porque você está longe demais ou sua câmera não aguenta a situação, então não há o que fazer. Pare de tirar fotos e assista.
3. É falta de respeito
Embora as duas razões anteriores sejam fotograficamente importantes a terceira é pra mim a mais: tem a ver com uma palavrinha chamada respeito.
O flash piscando atrapalha quem está se apresentando (principalmente quando estamos falando de apresentações em que é preciso muita concentração, como o Balé) e atrapalha quem está querendo assistir.
Até mesmo em um show como o do Bon Jovi, que possui efeitos mais malucos e piscantes de luzes, os flashes atrapalham. Me irritei quando vi que a iluminação no início de uma música estava bem pontual, e lá vinham os flashes iluminar tudo e picar nas sombras, estragando todo o clima.
No balé fiquei indignada com a falta de educação das pessoas usando o flash: a apresentação que vi era baseada no breu total, e os dançarinos podiam se atrapalhar graças aos folgados que estavam jogando sua luz inútil na direção deles. Eu, como público, já me desconcentrava a cada piscadela!
Respeito por quem está se apresentando e por quem está assistindo com você é o principal motivo para não usar flash.
4. Você está lá para fotografar ou assistir?
Se você foi contratado para fotografar um espetáculo, tudo bem: é só ler o artigo “Como fotografar shows e espetáculos” da Karina para conseguir fotos de qualidade. Mas se você está lá como público… pra quê fotografar? Vejo pessoas que ficam um show inteiro com a câmera na mão! As fotos ficam horríveis e você não aproveita o momento. Cadê o bom senso? Tire uma foto pra “provar” que esteve lá para seus amigos mas depois pare e assista. É para isso que você está lá, afinal.
5. “Não sei desligar” não é desculpa
Quem usa a câmera sempre no automático não sabe nem como desligar o flash. O que custa ler só isso no manual? Só isso, por favor.
—
Se você já sabe isso tudo aproveite para explicar essas dicas para todos os seus amigos. Vamos tentar acabar com essa mania de usar flash em espetáculos? Já está beirando o ridículo :(
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Verão Arezzo 2011
____________________________________________________________________
Arezzo lança coleção alto verão 2011
Durante a semana passada Aline Fração recebeu suas clientes para lançamento da coleção alto verão 2011 Arezzo. A nova coleção está um luxo. As cores e modelos seguem as últimas tendências da moda, cores neutras e com um toque rústico todo especial em alguns modelos que são capazes de agradar todos os estilos e até a consumidora mais exigente.
A cartela de cores foi elaborada para trazer praticidade, e está bem democrática com variedades de tons neutros até as cores mais intensas, como azul petróleo e o verde.
Texto: Míriam Portugal - Jornal Vip
Fotos: Ítalo Santos
Twitter - @Italo_santoss
email/msn : isphotos@live.com , italoxavante@hotmail.com , italo@forumxavante.com