domingo, 31 de julho de 2011

A LENDA


Me senti na obrigação de fazer esse post , talvez esse cara que eu vou falar nem se lembrava do meu nome ou ao menos se lembrava de mim , mas mesmo assim merece todas essas palavras que estou Escrevendo.
Desde quando comecei a me interessar por fotografia , ele , Vilmar Tavares , foi e é um dos caras que eu mais me espelho no mundo da fotografia , ele juntamente com Nauro Júnior , Moizes Vasconcellos e alguns outros , talvez eles nem saibam disso mas mesmo sem conviver diariamente eles estão me ajudando a crescer nesse mundo da fotografia , não digo crescer financeiramente , digo crescer tecnicamente e intelectualmente.
Todos os dias eu vejo foto de pelo menos  de um deles , seja do Vilmar , Nauro ou do Moizes , vendo as fotografias em jornais e sites.
Não tive muita convivência com o Vilmar , nem tão pouco tive uma conversa completa com ele , mas ele mesmo sem saber estava me ajudando na minha vida para me tornar um profissional da fotografia.
Infelizmente Vilmar nesse sábado 30 de Julho de 2011 acabou nos deixando aqui sem sua presença , conhecimento e sem suas verdadeiras obras de arte em forma de fotografia , eu só queria agradecer à ele por tudo o que consegui aprender com ele , de ver ele com sua câmera no estádio bento Freitas , capturando os lances de cada partida sem usar ao menos uma lente tele , sempre eu via ele lá com sua D90 se não me falha  a memória e com uma simples lente de pouco alcance , e que no outro dia pela manha eu via no jornal seu grande trabalho feito de forma simples mas com um resultado impressionante.
Deixo aqui para família , amigos , dentre outras pessoas que tiveram a grande oportunidade de conviver com esse cara , meu sinceros pêsames e dizer que lá de cima ele vai ta sempre olhando por nós , VÁ COM DEUS GUERREIRO .

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inspire-se nessa Ideia! | Landscape

De : http://fotografeumaideia.com.br
topo_inspirese.jpg
Sexta-feira que normalmente é dia dos "normais" relaxarem e curtirem o começo do final de semana, para nós fotógrafos é dia de ficar bem ligado porque o final de semana promete ser cheio de clicksAlguns fotógrafos irão trabalhar e outros clicar por puro hobby. É pensando nesta classe tão trabalhadora, sem final de semana ou feriado, que o Fotografe uma Ideia apresenta a 2ª edição do "Inspire-se nessa Ideia! ".

Com uma temática bem inspiradora, apresentamos para você uma seleção incrível de Fotografias de Landscape; no bom português, Fotografias de Paisagens! 

Landscape

"Uma foto mostrando uma expansão de cenário".
Além das imagens que você vai conferir abaixo, vou apresentar algumas dicas para conseguir um ótimo resultado nas suas fotografias.

Composição

Sempre utilize as regras de terço. Use e abuse da criatividade mas sempre dentro das regras nesse estilo de fotografia.
Você pode optar em ativar na sua câmera uma opção chamada "grid" (ou grade).


Horizonte
Mantenha sempre o horizonte alinhado.

Profundidade de campo

Use grandes aberturas como f/8 a f/22 para ter maior nitidez, profundidade e uma iluminação suave em suas fotos

HDR (High Dynamic Range)

Você pode criar imagens com uma iluminação além do que seu olho pode perceber. Realce sombras e reduza luz forte (sol)
Na web, você encontra muitos tutoriais para aplicar esse efeito em suas fotografias.

Longas Exposições

Além de sessions com por-do-sol, dias de céu azul, você pode dar mais criatividade em suas fotografias fazendo longas exposições noturnas.
Utilize sempre um tripé. Além da velocidade mínima que sua câmera permite, você pode utilizar um controle remoto (Câmeras DLSR)

Fotografias:

arturo_lasso.jpg
Fotografia de: Arturo Lasso
arturo_lasso_01.jpg
Fotografia de: Arturo Lasso
brent_smith.jpg
Fotografia de: Brent Smith
filipe_correia.jpg
Fotografia de: Filipe Correia
ian_munro.jpg
Fotografia de: Ian Munro
jeanie_lazenby.jpg
Fotografia de: Jeanie Lazenby
karsten_wrobel.jpg
Fotografia de: Karsten Wrobel
larry_lefever.jpg
Fotografia de: Larry Lefever
lazy_vlad.jpg
Fotografia de: Lazy Vlad
maciej_rylkiewicz.jpg
Fotografia de: Maciej Rylkiewicz
marc_adamus.jpg
Fotografia de: Marc Adamus
marc_adamus_01.jpg
Fotografia de: Marc Adamus
michal_kownacki.jpg
Fotografia de: Michal Kownacki
norman_setiawan.jpg
Fotografia de: Norman Setiawan
piotr_krol.jpg
Fotografia de: Piotr Krol
przemyslaw_kruk.jpg
Fotografia de: Przemyslaw Kruk
ramdani.jpg
Fotografia de: Ramdani
raym.jpg
Fotografia de: Raymó
rvar_atli_orgeirsson.jpg
Fotografia de: Örvar Atli Þorgeirsson
spreephoto.de.jpg
Fotografia de: spreephoto.de

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas para auto-retratos (close-up)


topo.jpg
 
 
 
De : http://fotografeumaideia.com.br
Quando precisamos fazer um retrato da nossa pessoa e não tem ninguém que possa fazer isso pra gente, a única solução é se auto-retratar. São várias tentativas até conseguir aquela foto que desejava. Mas com tantas tentativas foram percebidas algumas maneiras de facilitar o auto-retrato.

A primeira dica é, antes de começar você deverá ajustar sua câmera para o modo manual, e não o automático, é o primeiro truque para obter melhores resultados de foco na foto.
 
fotografeumaideia.jpg
1 – Okay, você optou por utilizar o auto-foco com uma grande abertura do diafragma. Sinais de problemas, utilizando essa combinação (auto-foco + grande abertura do diafragma) você perceberá que o ponto de foco será seu nariz e seus olhos não, mas isso é fácil de resolver. Feche mais o diafragma. O truque é quanto mais fechado ele esteja maior será a profundidade de campo (DoF) que possibilidade um foco melhor e inteligente.

fotografeumaideia_1.jpg
2 - O auto-retrato é um tanto quanto difícil pela complexidade de ajustar as configurações da câmera, até porque não tem como fazer a medição correta. Para você conseguir realizar a medição certa, você pode colocar um objeto na frente da câmera no ponto onde você pretende ficar. Com isso você irá conseguir medir o foco sem muitos problemas, a única dificuldade será em relação à luz que deseja captar.

fotografeumaideia_2.jpg
3 – Qualquer câmera, seja ela compacta ou DSLR, tem a opção de focar objetos que estejam bem próximos à objetiva, este modo é chamado de “macro” e geralmente é representado pelo desenho de uma flor. Existe uma maneira e rápida de ajustar o foco da câmera num ponto específico do seu rosto (olho, boca, etc.). Apague toda a luz do ambiente e coloque uma fonte de luz (uma pequena lanterna) sobre a área desejada. Nessa situação ajude para o auto-foco e deixe que a câmera faça o foco.

Fotos de:

Francine de Mattos

www.flickr.com/photos/fran_ciiine

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vem aí: Estúdio Brasil 2011

De : http://www.fotografia-dg.com

Já está definida a programação do Estúdio Brasil 2011, maior congresso latino-americano de fotografia de estúdio, que acontecerá entre os dias 05 e 10 de novembro, em São Paulo. Nesta quarta edição, o evento continua a manter o formato adotado no ano passado, que contemplou três dias de workshops e outros três de palestras.
Estima-se que, 800 fotógrafos, entre amadores e profissionais, participem do congresso que será realizado, de 8 a 10 de novembro, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, local das duas primeiras edições do evento.
IMAGEM net 619x464 Vem aí: Estúdio Brasil 2011
Reprodução do site do Estudio Brasil 2011

A abertura das palestras será feita pelo fotógrafo Emidio Luisi, especializado em fotografia de espetáculos, que irá tirar dúvidas e revelar segredos da fotografia nos palcos. Na sequencia, Tony Genérico dividirá toda a sua larga experiência na administração de estúdios para preparar aqueles que pretendem investir no estúdio ideal; enquanto Thales Trigo irá apresentar os desafios do digital e Newton Medeiros falará do tema que o faz uma referência no país: estúdio e iluminação.
No dia seguinte, o advogado e fotógrafo, José Roberto Comodo, vai explorar o conceito de “linguagem fotográfica”. A quarta-feira (09) seguirá com os norte-americanos, Lance Keiming, conhecido pelo seu trabalho com fotografia noturna; Lou Jones, autor do livro SpeedLight & SpeedLite, cujo tema ele irá reproduzir na palestra; e Brian Smith, fotógrafo que há 30 anos retrata celebridades, cujas imagens são utilizadas na publicidade e ilustrando capas e páginas de revistas famosas. Smith já clicou feras, como Bill Gates, Anne Hathaway e George Clooney.
O último dia do congresso será reservado para falar de still, publicidade e pós-produção e nu. Temas que serão, respectivamente, abordados por fotógrafos do naipe de Cacalo, Márcio Rodrigues e Kazuo Okubo.

WORKSHOPS

Cerca de 600 pessoas devem também participar dos workshops do Estúdio Brasil, entre 05 e 07 de novembro, no complexo de estúdios BurtiHD, em São Paulo. Os três primeiros dias do evento serão conduzidos por Helder Fillipe, Alex Villegas, Mauro Holanda, Pepe Mélega, Lance Keimig, Orlando Azevedo, Márcia Charnizon, Maurício Po e Isa e Joel Reichert.
Mais informações: www.estudiobrasil2011.com.br