quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Luíz Inácio Lula Da Silva


Semana passada na quinta feira (21 ) tive à oportunidade de fotografar uma das pessoas mais conhecidas do Brasil ao Lado de Pelé , o nosso presidente da República Luiz Inácio Lula Da Silva , o vulgo Lula , Ele esteve em Pelotas para inaugurar novos cursos da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas ).
O Esquema de segurança era tão grande que não se podia entrar no local com garrafa d'água e fumando um cigarro , eu com minha câmera na mão não tive problema pra entrar , até fiquei na área destinada a imprensa , mas como eu não tinha a credencial tive que andar "fugindo" da segurança ( que era feita por Soldados do Exercito) , até que fui expulso antes que o Lula chegasse ao local.
Fiquei andando por tudo que era lado , atrás de um bom angulo para fazer as fotos , mas como a multidão era grande ficou difícil , quase briguei com um Senhor no meio da multidão , o Senhor não queria que eu fizesse o meu trabalho e reclamava que a câmera estava na frente dele , depois ele se "aquetou" e não complicou mais.
Fiquei lá mesmo perto do "querido senhor " para fazer as minhas fotos do Lula , resultado : fotos que deram pra aproveitar foram no Maximo 3 , já as outras só saiam cabeças à frente , já que a minha câmera não tem a possibilidade de ver a imagem pela tela LCD onde são mostradas as imagens. Vou postar as fotos que deram pra ser aproveitadas naquele dia, esperam que tenham gostado.
No evento estava o prefeito de Pelotas que não faz parte do PT , e como a maioria no local era PT ele foi vaiado constantemente , mas não perdeu o "rebolado " e continuou seu discurso normalmente e em nenhum momento faltando com respeito com ninguém.


veja mais em : http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2010/10/21/lula-defende-prouni-e-critica-antecessores-consigo-ter-a-visao-que-doutores-nao-tiveram/?topo=

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Moda Pelotas

Ontem à noite(21/10) estive fotografando o Moda Pelotas , maior evento de moda do Sul do estado , junto com o pessoal do Clic RBS Pelotas , Com estudantes de jornalismo , Tecnologia e Design de Moda da UCPEL junto com a professora do curso Daniela Palazzo.O Evento que chegou na sua 16ª edição , organizado por André Guerra , foi um sucesso contando com novos Estilista da cidade de Pelotas e outros ja conhecidos.Desfilaram também crianças que fazem parte do Curso de Manequim que também é organizado por André Guerra. Vamos às fotos.

veja mais em : http://wp.clicrbs.com.br/pelotas/2010/10/22/mais-do-moda-pelotas/


domingo, 17 de outubro de 2010

Fotos Futebol

Futebol é uma das coisas que mais gosto de fotografar , porém na minha opniao é uma das mais dificies junto com fotos da natureza.
No futebol os lances acontecem muito rapido e nem sempre conseguimos uma boa foto , dependendo do horario do jogo se pode fazer umas 600 fotos , e em outros dias apenas 50 , dessas 600 fotos as que ficam boas sao apenas umas 20 ou 30 , em algumas o foco fica ruim , ou sai com aquele indesejado efeito "fantasma".
Vou postar alguns exemplos de fotos aqui , umas que acho que ficaram boas e outras desfocadas e com o "fantasma".
Para se fotografar futebol é preciso ter uma boa teleobjetiva , uma 70-200mm é o minimo que se pode ter para fazer boas fotos de futebol , eu a usei poucas vezes pois nao tive a oportunidade ( o maldito dinheiro hauuauhuh ) de comprar uma , usei uma emprestada de um amigo , gostei muito mesmo me atrapalhjando com o tripé que nunca tinha usado , mas enfim vamos às fotos.Essa foto à cima foi feita com uma lente normal , nao lembro qual é agora mesmo com pouco zoom da pra fazer umas fotos "razoaveis" com ela .

Já nessa outra a lente que foi usada foi uma sigma 70-200mm f2.8 já da pra notar a diferença em relação a primeira foto , olhando o fundo desfocado percebe-se essa diferença.Nessa acima foi usada a mesma lente da primeira foto só que com o auxílio do flash , jogos à noite sem ter uma lente com abertura de f2.8 , por isso utilizei o flash.
Já essa percebe-se o efeito "fantasma" é só olhar a bola , ficou sem definição alguma.
ja essa foi usada uma lente 70-200 novamente , saiu uma boa foto na minha opniao ( nao sei se foi também na de vcs auhau ) , com o assunto bem focado.


Essa é um exemplo de foto desfocada , o assunto eram os jogadores disputando a bola , mas saiu muito diferente do que eu queria , o foco ficou todo na arquibancada , pois o foco estava automatico , como sempre deve estar para fotografar futebol , é quase impossível usar foco manual no futebol.
É isso aí , termino aqui esperam que tenham gostado e voltem sempre :D.

http://www.flickr.com/photos/italosantos/
http://twitter.com/Italo_santoss

domingo, 10 de outubro de 2010

O fundo embaçado é tão importante para fotos bonitas?

dica tirada do site: http://www.dicasdefotografia.com.br/

Vendo um tópico criado no fórum do DPS me deparei com um fotógrafo querendo saber se é tão interessante usar uma abertura 1.8 para conseguir bons retratos. Uma resposta me chamou atenção:

Benji disse:

Eu sou fotógrafo profissional por 28 anos, sou formado em fotografia e usei a abertura 1.8 umas 10 vezes em todo esse tempo. Me parece que as únicas pessoas que se importam com o “bokeh” são amadores, e “profissionais” da internet que não sabem a diferença entre um buraco no chão e uma abertura de diafragma. Eu nunca havia ouvido falar do termo “bokeh” antes de 2005 e, pra falar a verdade, tive que procurar para descobrir o que era.

Para mim parece que por algum motivo estranho meus clientes se importam mais com como eles ficam no retrato, não como o fundo fica ou se o bokeh está legal. Talvez isso acontece porque o mais importante em um retrato é a pessoa. Todo o resto é secundário (ou menos) em importância.

Eu gostaria de “dar meu pitaco” não só no comentário dele sobre o Bokeh, e sim sobre o comentário no geral.

Primeiro: ele já começou o comentário de forma errada. Gente que começa falando que é profissional há tantos anos só pode estar querendo se justificar. E tem mais: conheço fotógrafos de anos que não sabem usar a câmera no modo manual assim como fotógrafos maravilhosos que compraram sua primeira DSLR há dois meses.

Como eu sempre digo: nosso “mundo” da fotografia está cheio de gente arrogante. Por isso humildade é uma característica que se destaca. Mas não no caso do nosso amigo Benji.

A forma como ele se referiu aos fotógrafos mais jovens também mostra isso: esses “profissionais” da internet (assim, entre aspas). Ele disse isso se referindo à nossa (minha, pelo menos) geração, que aprende muita coisa na internet, e também compartilha muito – seja no Flickr, Olhares, blogs, etc… ou seja: ele não só se acha superior por ter feito uma faculdade como acha que qualquer um que tenha colocado sua primeira foto profissional no Flickr é um zero à esquerda. Tolerância é para os fracos, né Benji?

Dito isso, vamos ao comentário a respeito da abertura e sua relação com retratos!

Abertura + Assunto + Fundo

Vou dar uma de arrogante assim como ele: fotografo pessoas e essa é uma das atividades que paga minhas contas. Talvez aqui no Brasil o gosto seja diferente (ouso dizer: melhor rs…), mas meus clientes gostam muito dos meus retratos e por isso pelo menos um pouquinho de razão devo ter:

1. Quando estou fotografando pessoas estou quase 100% do tempo com a abertura máxima da minha lente. Normalmente isso é 2.8, mas quando uso a 50mm, é quase certo que estarei fotografando em 1.8 – se eu tivesse uma 1.4 certamente estaria fotografando nessa abertura, mas não tenho.

2. É algo básico da técnica de fotografia de retratos que o fundo interessa sim. É óbvio que o mais importante do retrato é a pessoa, mas isso só dá mais importância ainda para o fundo. Se o fundo está todo em foco ele vai chamar mais atenção do que o nosso retratado! Além do que, se o fundo não tem nada a ver com o nosso retratado, a imagem final não vai ter nenhum equilíbrio.

Outono

3. E tem mais: interessa sim se o Bokeh está legal – o seu cliente provavelmente não vai falar “quero um bokeh bonito” pois ele não sabe o que é isso. Mas quando eles vêem uma foto com profundidade de campo curta eles acham aquilo lindo! Eles não conseguem fazer aquilo sozinhos e não sabem como funciona, mas (e talvez por isso) acham bonito! Então um fundo desfocado é SIM uma forma de fazer uma foto parecer mais legal! E a desculpa dos clientes não cola comigo u.u

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

5 erros ao observar fotos de outros fotógrafos

Dica tirada do site http://www.dicasdefotografia.com.br

Mais uma vez começo um texto com uma frase que dizem ser de Albert Einstein. Não dá para saber se é dele, mas ela é totalmente verdadeira:

“Aprender com exemplos não é a melhor forma de aprender – é a única forma de aprender”

Já comentei sobre isso: para tirarmos fotos cada dia melhores temos que praticar muito, mas também observar muito. E uma boa forma de ir além do que você já conhece é vendo as fotos de outros fotógrafos. Assim aprendemos e abrimos nossa mente. Um exemplo é visitar blogs ou páginas do flickr por aí conhecendo os estilos e formas de trabalhar para chegar em um estilo e uma forma de trabalhar só seus.

Foto por diannam
Foto por diannam

Porém essa observação pode virar uma cilada se não tomarmos cuidado… abaixo alguns erros que cometi e que já deixo avisado para você tomar cuidado =)

1. Copiar o estilo de alguém na totalidade

Copiar como forma de treinamento é uma coisa. Copiamos de vez em quando para treinar e ver o que se encaixa no nosso estilo, montando de uma teia de influências um estilo único. Porém, às vezes nos vemos copiando 100% as fotos de alguém. Opa! Cuidado com isso!

Se você olha as suas fotos e lembra de outro fotógrafo, é porque tem algo errado aí. Tem espaço no mundo (e no mercado) para todos os estilos, vamos cultivar os nossos.

Como remediei isso: percebi que copiar uma foto é muito mais difícil do que fazer uma que se encaixe na minha situação. Então comecei a prestar atenção para não “forçar” uma foto, e sim deixar a foto ir para seu caminho naturalmente (que, por acaso, seria o meu caminho próprio!) É mais fácil ser original do que copiar, então é tranquilo remediar esse problema.

2. Se deprimir

Todo mundo já passou por isso: quando começamos a fotografar mais seriamente achamos que todas as nossas fotos são lindas! Mas depois de algum tempo e depois de olhar fotos de outros fotógrafos vamos para o lado oposto: achamos que todas as nossas fotos são horríveis e que os outros fotógrafos são deuses maravilhosos e iluminados. Aí nascem dois problemas: subestimamos nosso trabalho e superestimamos o trabalho do outro. E daí você se deprime e acha que seria melhor ir vender coco na praia.

Como remediei isso: para não ficarmos deprimidos temos que lembrar que todo fotógrafo tem seus pontos fortes e fracos, como nós. Analisando todas as fotos (nossas e dos outros) de forma mais técnica e sem emoção percebemos os pontos fortes e fracos no trabalho de todos. Assim aprendemos a melhorar as nossas fotos, mas também a admirar as qualidades do outros com humildade.

Ah, lembre-se: superestimar nossas próprias fotos também é prejudicial ao nosso crescimento, pois acabamos pensando que não temos mais nada para melhorar. O equilíbrio, sempre o melhor caminho, é também o mais difícil (e não fui eu quem disse isso, foi Buda!)

3. Pensar em nivelar suas fotos por baixo

Um problema quase “oposto” ao anterior é tão prejudicial quanto: ao olharmos fotos alheias de forma crítica acabamos notando alguns defeitinhos aqui e ali. Daí você nota que até grandes fotógrafos têm defeitinhos e pensa: ah, se fulano não liga pra isso, eu também não vou ligar. E assim acaba nivelando suas fotos por baixo.

Como remediei isso: não me acomodando. Nunca, nunca, nunca deixe de fotografar com a máxima dedicação possível. Se algum fotógrafo bom fez algo de errado, é bem possível que ele não esteja feliz com isso, e copiar o erro pode minar a qualidade das suas imagens!

4. Superestimar o equipamento alheio

Jogue a primeira pedra quem nunca olhou uma linda foto no Flickr, deu uma bisoiada no EXIF e pensou com seus botões: “mas é claro que a foto é linda, ele/a usou uma – coloque aqui uma câmera super cara e moderna –”. Pensamos isso com câmeras, lentes, luzes, cenários…

Como remediei isso: com prática percebi que mesmo tendo um equipamento limitado em alguns sentidos (sou o que chamo de “fotógrafa de baixa renda” rs) consigo fazer fotos “à altura” de equipamentos que não tenho. Com criatividade conseguimos chegar nos resultados desejados, sempre!

5. Deixar de lado a técnica

E, por fim, um dos grandes erros da observação: só olhar, mas não observar. Se queremos aprender e nos inspirar é preciso dedicar um tempo a uma foto bacana, realmente pensando sobre ela, pensando sobre o que a faz bonita.

Como remediei isso: questionando! Que luz foi usada? Que distância focal? O que será o fotógrafo queria passar com isso? Como ele fez isso? Se só olhamos sem questionar, não vamos aprender.

No grupo do DDF no Flickr estamos colocando algumas das nossas inspirações. Caso esteja procurando fotógrafos para observar ou queria indicar alguém, participe do tópico!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Vídeo: usando a luz da janela para fazer belos retratos

DICA RETIRADA DO SITE http://www.dicasdefotografia.com.br/

Quem me acompanha no twitter sabe que agora tenho uma câmera dessas super modéldas que filmam e tudo. Bom, eu continuo sendo “só” fotógrafa, mas ter uma câmera que faz vídeo é muito legal e eu já achei uma utilidade pra ela: fazer videotutoriais pro DDF, claro! :) Como sou muito sortuda meu marido adorou a ideia de me filmar e também sabe editar e usar esses programas complicadérrimos de vídeo que eu espero nunca precisar ver na minha frente, e vai dar pra fazer muita coisa legal! Viva!

Bom, como primeiro vídeo resolvi gravar algo curtinho mas informativo sobre o uso da famosa “luz da janela”. Aquela luz bonita, gratuita e cheia de versatilidade! No vídeo mostro três opções: usando somente a luz vindo de uma janela, usando um rebatedor (qualquer coisa branca serve) e usando o lado dourado do rebatedor para uma luz de contorno. E tudo com a querida lente 50mm, da qual já falei bastante. Nada de flashes, nada de equipamentos complicados (enquanto a câmera modélna filmava eu fotografava com a minha querida 20d) e por isso acessível a todos!

Como sempre peço desculpas pela falta de desenvoltura (tenho muita boa vontade, mas nada de talento kkkkkk) e espero que gostem!


Utilizando a luz da janela para iluminar um retrato from Claudia Regina on Vimeo.