terça-feira, 28 de setembro de 2010

FOTOS HDR

Nunca escrevi nada aqui no blog mas dessa vez resolvi postar algo que aprendi à alguns dias atras , é uma tipo de edição de fotos que deixa a foto com cores melhores e com uma melhor aparência.
O Nome da edição é HDR (High Dynamic Range) , eu nao tive a oportunidade te tirar fotos usando essa técnica mas vou deixar algumas fotos como exemplo aqui , e um texto explicando o que é HDR.

Na teoria

HDR significa High Dynamic Range. Isso também não diz nada né? Pois bem, vou tentar explicar de uma forma não tão chata:

As fotos “comuns” que tiramos em JPEG são tiradas com profundidade de cor de 8-bit por canal. Isso quer dizer que são processadas cores de 0 a 255, do preto ao branco, em cada canal (normalmente os canais RGB, ou Adobe RGB ou sRGB, ou seja, normalmente são três canais). Arquivos com profundidade de cor de 16-bit possuem mais fidelidade de cores (inclusive do preto e do branco) pois contém mais informações de cor em cada canal. O “intervalo” entre as imagens de 8-bit e 16-bit é chamado de Dynamic Range – muitos mais detalhes e fidelidade de cores são encontrados nas imagens de 16-bit, simplesmente porque existe mais informações sobre a luminosidade de cada pixel quando temos um intervalo maior de valores de luminosidade em cada canal.

Canais, cores, bits e profundidade

Desculpe, eu tentei explicar de uma forma não tão chata… mas a teoria é sempre assim, né? rs…

É assim que criamos as tais das fotografias HDR – juntamos fotos com uma profundidade de cor de 8-bit com diversas exposições para criar imagens de 16-bit e assim chegamos a um resultado de uma imagem com muita, mas muita, informação de cor. E isso é bom. E isso nos dá controle. E isso nos faz poder criar fotos maravilhosas.

Em um monitor comum nem conseguimos ver tamanha profundidade de cores, e na realidade o arquivo HDR não pode ser salvo e visto normalmente. Por isso depois de criar o arquivo em HDR nós transformamos a imagem novamente em JPG e com 8-bit, mas aí ela já está com a “aparência” desejada – ou seja, já aproveitamos a profundidade de cor para pegar os detalhes que queremos na foto e podemos transformá-la novamente em 8-bit.

Na prática

Embora existam todos esses detalhes técnicos podemos simplificar a explicação:

It's all about detail

Na fotografia HDR juntamos várias fotos com exposições diferentes e assim temos detalhes tanto na sombra quanto nas luzes – sem precisar editar somente uma parte da cena. Ou seja, de várias fotos conseguimos fazer uma totalmente diferente mas com a mesma qualidade.

Quando editamos uma foto, no Photoshop por exemplo, estamos destruindo as informações de cores dela. Por isso HDR não é feita com uma foto só – pois assim não resultaria em uma imagem de qualidade.

Exemplos

Na cena que vamos fotografar normalmente existem sombras e luzes.

Situação 1: temos uma cena comum, com um pouco de sombra e um pouco de luz. Normalmente uma exposição normal (no “0″) trará um resultado bom (conseguiremos ver o assunto satisfatoriamente).

Foto com exposição normal

Situação 2: temos cenas de alto contraste. Por exemplo: quando estamos fotografando contra a luz do sol ou com um céu bem aberto e claro. Nessas horas temos que decidir se nosso assunto será o céu (o que fará com que todo o resto da cena fique subexposta pois teremos que fotografar em -1 ou -2) ou se será o resto da cena (o que fará com que o céu fique inevitavelmente claro demais pois teremos que fotografar em +1 ou +2).

Temos que decidir se queremos ver o céu...

...ou se queremos ver a terra!

Podemos utilizar a fotografia HDR em ambas as situações. No primeiro exemplo os pequenos detalhes das sombras e das luzes vão aparecer (normalmente resultando em uma foto com menor contraste no geral).

Mais detalhes, menos contraste

Na segunda situação poderemos ter os detalhes tanto do céu quanto do resto da paisagem.

Details everywhere! Yeeey!

E por que usar essa técnica?

Sabe porque esse tipo de foto é legal? Pois uma boa HDR faz a cena parecer real, quase podemos tocar.

Nossos olhos funcionam como uma câmera, mas muito melhor. Quando olhamos uma paisagem no geral conseguimos ver o céu e todo o resto da cena. Quando olhamos uma pessoa conseguimos ver tanto os detalhes de sua pele quanto os detalhes do local que está atrás dela. As câmeras não têm essa versatilidade e em uma foto normalmente não conseguimos reproduzir o que estamos vendo.

É aí que entra a HDR – tentando reproduzir a qualidade dos nossos olhos que (ainda) não está nas câmeras. =)

Nos próximos artigos vamos aprender os cuidados a tomar e como fazer, passo a passo, uma foto em HDR.


EXEMPLO DE FOTO HDR :

hdr.jpg